EXISTE CURA PARA A CALVÍCIE?

Home/EXISTE CURA PARA A CALVÍCIE?

Muitos mitos e verdades circundam a perda de cabelo. É possível retardar esse processo? Posso ficar careca de um dia para o outro? São vários os tratamentos disponíveis, cremes e loções que prometem milagres. Mas, não se engane! Quando o assunto é este, infelizmente não existe milagre: não há cura para a calvície, pelo menos não por enquanto.

Em nossas postagens anteriores você já ficou sabendo que são vários os fatores que podem levar à calvície: alopecia androgenética, alopecia cicatricial, por tração, alopecia areata ou total. A perda gradual dos fios causa grande incômodo e pode prejudicar muito a autoestima. Contudo, isso pode ser resolvido caso a busca pela solução aconteça logo que você perceber os fios rarearem.
O implante capilar é uma das melhores opções para devolver a você e ao seu couro cabeludo toda a vitalidade dos fios e a mais eficiente. Porém, existem alguns tratamentos tópicos que também podem ajudar nessa tarefa.

UMA INFINIDADE DE REMÉDIOS CONTRA A QUEDA

Antes de qualquer coisa, é bom enfatizar que todo e qualquer tipo de tratamento deve ser acompanhado por um especialista. A automedicação oferece sérios riscos à saúde do usuário e pode causar danos irreparáveis.
Dentre os tratamentos tópicos mais comuns estão o Minoxidil e a Finasterida. O primeiro estimula o crescimento capilar e faz com que os folículos capilares ganhem maior volume. Ele também estende os ciclos de crescimento do cabelo, devido à melhor circulação sanguínea no couro cabeludo. Já o segundo atua diretamente no hormônio DHT, responsável pela queda capilar. A Finasterida inibe a ação da enzima 5α-redutase, que faz a conversão da testosterona em DHT. Assim, os níveis de DHT no organismo são reduzidos. Consequentemente, a queda de cabelo também, sem que haja um impacto significativo sobre o nível de testosterona no corpo do paciente. No entanto, nenhum dos dois medicamentos é uma cura para a calvície.
Existem tratamentos com glicoproteínas e aminoácidos, assim como plantas e ervas medicinais. Alguns óleos também podem ser adicionados a shampoos e produtos capilares para ajudar os fios. Contudo, eles não evitam a queda, apenas tornam os cabelos existentes mais grossos e volumosos.

MAS AFINAL, ELES SÃO EFICAZES?

Manter um tratamento tópico por um longo período pode não ser nada vantajoso para a sua saúde – nem para o seu bolso. Contudo, para aqueles que, por algum motivo, ainda não se sentem aptos para realizar um implante capilar, eles são a única opção.
Um bom método preventivo, mesmo para quem sofre de tipos de alopecia não relacionados com o excesso de DHT, é manter uma rotina saudável. Praticar atividades físicas, controlar o estresse, aderir a uma dieta balanceada e, se necessário, uma suplementação ajuda a manter a saúde do seu corpo e também a dos seus fios.

QUAIS AS VANTAGENS DO IMPLANTE CAPILAR?

Para cada caso existe um tipo de tratamento adequado. Com o crescimento do mercado nos últimos anos, as técnicas se associaram à tecnologia e, atualmente, é possível ter fios saudáveis e naturais por meio do implante capilar.
Como dito em de nossos posts anteriores, cabelo de boneca jamais! Mas sua autoestima e confiança de volta, sim! A tecnologia e a medicina já são capazes de oferecer isso.

2017-06-04T21:29:32-03:00