Estresse, doenças autoimunes, deficiências de vitaminas e disfunções hormonais são fatores que influenciam a queda de cabelo em mulheres.
A renovação diária dos fios é necessária, portanto, é normal a perda de 100 a 120 fios de cabelo todos os dias. Você notará se a perda de fios está aumentando no banho ou no travesseiro, após uma noite normal de sono. Se você começar a perceber muitos fios de cabelo no banco do carro ou na mesa de trabalho, não perca tempo, procure o quanto antes um dermatologista. Receitinhas caseiras, produtos indicados por amigas ou mesmo o aquele profissional maravilhoso a quem você confia o seu cabelo não terão como fazer um diagnóstico médico e o resultado pode ser ainda pior para as suas madeixas.
A queda de cabelo pode ser classificada em três grupos: hereditária, metabólica e hormonal. O primeiro grupo é representado pelos casos de calvície, que não é propriamente uma queda de cabelo e sim uma miniaturização e/ ou rarefação dos fios. O segundo pode ser causado por estresse, desequilíbrio nutricional e doenças metabólicas, como o Lúpus. E o terceiro ocorre devido às doenças da hipófise, tireóide ovários e outras.
Qual é o tratamento correto?
Primeiramente é importante que você saiba identificar queda de cabelo com quebra dos fios. Cabelos extremamente ressecados, escovados vigorosamente quando ainda molhados ou mesmo o uso excessivo de pranchas, secadores e outros instrumentos de calor podem quebrar os fios.
Atenção também aos processos químicos, prefira profissionais qualificados e produtos de qualidade, evitando o enfraquecimento ou mesmo danos piores ao seu cabelo.
Nem todas as opções de tratamento para a alopecia androgenética são ideais para mulheres, mas existem várias alternativas e versões adequadas para o combate da calvície feminina. No Centro Capilar Paulista desenvolvemos diversos tipos de tratamentos para queda de cabelo, inclusive cirúrgicos, recomendados para casos específicos.